Joias em Ouro escurecem?

 

Em nossos canais de atendimento, muitos clientes nos perguntam: alianças e joias em ouro escurecem?

A resposta é SIM! Tanto a prata quanto o ouro são metais nobres sujeitos à oxidação, que é a formação de camadas escuras ou manchas na superfície da peça.

O Ouro 18k (750) apresenta maior resistência à oxidação, se comparado a outros metais, como o cobre e a prata. No entanto, em maior ou menor velocidade, o ouro pode oxidar, apresentando um aspecto escurecido ou algumas machas na superfície da joia.

A oxidação nada mais é que a reação entre as moléculas do metal e o oxigênio, sendo acelerada muitas vezes na presença de determinados produtos químicos (materiais de limpeza, hidratante, cosméticos, perfumes e até alguns antibióticos). Algumas pessoas possuem também um suor extremamente ácido, favorecendo o processo de oxidação. Esse é um processo natural e é apenas superficial; não afeta o interior do produto, nem a sua qualidade.

Outro detalhe importante é que a maioria das joias é entregue ao cliente em caixas de veludo. Mas as caixinhas servem apenas para a apresentação do produto, não devem ser utilizadas como porta joias. Elas têm bastante produto químico para conservação e podem provocar a oxidação do ouro. Então, segue a dica: não guarde suas joias em caixas ou saquinhos de veludo! A melhor maneira de preservá-las é lavá-las com água e detergente e armazená-las em saquinhos plásticos vedados.

A boa notícia é que o processo de oxidação é facilmente reversível. Basta dar um polimento e sua joia recupera novamente o brilho. Casos leves de oxidação podem também ser revertidos em casa (esfregando na joia uma flanela com pasta de dente, por exemplo).