Diariamente, recebemos perguntas como: qual a diferença entre diamante e zircônia? Qual o melhor? Existe diferença de orçamento?
Para ajudar você a realizar uma escolha assertiva na sua joia, resolvemos produzir um material sucinto, mas bem esclarecedor.
DIAMANTES
Quando falamos em Diamante, referimo-nos à pedra original.
O Diamante é formado por um único elemento químico: o carbono. No interior da Terra, quando o carbono é submetido a temperaturas e pressões altíssimas, sua estrutura é reorganizada, dando origem ao Diamante. Por ser formado na natureza, o Diamante é uma Pedra Natural.
O Diamante é raro e valioso porque tem um longo e perfeito processo de formação, além de uma estrutura rígida, resistente e transparente, que confere uma beleza singular.
Mas nem todo Diamante é igual!
Sua qualidade é determinada por 04 fatores (conhecidos como 4 Cs): Cut (Lapidação), Carat (Peso), Clarity (Pureza) e Color (Cor).
Como é de se esperar, então, os valores de um Diamante variam de acordo com a qualidade. Os diamantes mais valiosos – e belos – são os que apresentam:
- Lapidação com maior número de facetas, para garantir a refração da luz
- Maior peso (quilate)
- Menor número de inclusões, garantindo maior pureza
- Menos cor (maior transparência)
Uma informação importante é que o Diamante é uma pedra DURA (entenda dureza aqui como dificuldade de ser riscado). Por isso, o Diamante é considerado eterno, pois não perde o brilho com o uso. Seu brilho pode ser comprometido apenas se ocorrer a quebra da pedraria.
ZIRCÔNIAS
Quando falamos de Zircônias, referimo-nos às pedras sintéticas, produzidas em laboratório, com o intuito de “imitar” a pedra natural e tornar sua aquisição mais acessível.
Para os inexperientes em identificação de gemas, não é possível distinguir zircônia de diamante a olho nu, assim que a joia é fabricada e entregue ao cliente. No entanto, a diferença vai ficando mais nítida com o uso da joia. A zircônia não possui a dureza do diamante, o que a deixa suscetível a riscos no dia a dia. Com o passar do tempo, os riscos vão tornando a zircônia opaca, sem brilho.
Por não ser eterna nem natural, a zircônia tem um custo inferior ao Diamante.
Esperamos que essas informações ajudem você na hora da aquisição da sua joia!