Um dos critérios que define a qualidade de uma aliança é a proporção adequada entre largura, espessura e peso médio. Poucas pessoas atentam para este aspecto, o que lhes gera dores de cabeça após a aquisição.
Existe um PESO IDEAL para cada largura e para cada modelo, de modo a não comprometer a espessura da aliança. Fugir a esse padrão torna a aliança extremamente desconfortável e frágil.
Por exemplo: o mínimo ideal para uma aliança quadrada reta (não-anatômica) com 5,0mm de largura é possuir em torno de 10g no par, considerando numerações medianas. Se mantivermos a largura (5,0mm) e diminuirmos a gramatura (colocando 6g, por exemplo), a espessura reduzirá. É preciso ter cuidado para que a espessura não esteja tão fina a ponto da borda da aliança ficar afiada e cortante!
Da mesma forma, se tivermos numerações de dedo muito grandes e não aumentarmos a gramatura média das alianças, a espessura ficará inadequada.
Nas joalherias, é bastante comum observarmos alianças largas, mas com um peso bem menor que o ideal, para reduzir o custo do produto e consequentemente seu valor final de venda. TENHA CUIDADO! Essas alianças possuem espessura reduzida, são mais frágeis, têm pouca resistência e podem incomodar bastante no uso diário.
Aliás, essa é a principal queixa de quem adquire alianças online. Por fotografia, não é possível verificar se a aliança possui uma espessura resistente e confortável.
Esses são detalhes técnicos muitas vezes não informados ao cliente na hora da aquisição, tanto presencialmente quanto online. Então, fique esperto! Afinal, alianças são para toda a vida.
Espero que essa dica ajude você!