Certamente, alianças são símbolos importantes na vida do casal, são a expressão de compromisso mútuo e fidelidade. Trata-se de uma tradição de milênios, de origem hindu, que foi consolidada por gregos e romanos, perpetuando-se até os dias de hoje.
Recebemos muitos casais que são “marinheiros de primeira viagem”, que nunca usaram alianças e não sabem muito bem sobre este universo. Entre eles, surge bastante dúvida sobre qual o melhor material para confeccionar alianças: Prata ou Ouro? Quando a prata é a opção mais indicada? Quando é preferível investir em alianças em Ouro?
De antemão, já avisamos que não existe uma resposta certa para essa questão. O que há são indicações, conselhos e escolhas mais habituais. Além disso, há dois fatores a se considerar: orçamento e momento do relacionamento.
Para alianças de namoro, o mais comum é que o casal escolha modelos em Prata, que são as chamadas alianças de compromisso. Nada os impede de optar por modelos em ouro, mas preparem-se para comentários do tipo : “Que maravilha, ficaram noivos!”, “Estão noivos há quanto tempo?”, “Quando será o casamento?”. As pessoas sempre associam aliança em ouro a noivado e matrimônio.
Alianças em Prata têm um custo significativamente menor que em Ouro, o que as torna mais acessíveis para a maioria dos casais. E a variedade de modelos é imensa! Você pode colocar frisos, pedras e outros detalhes que desejar, personalizando a sua joia.
Já para noivado e casamento, o mais comum são alianças em Ouro 18k, seja em ouro amarelo, branco ou Rosé. E aqui não há diferença entre modelos para noivado e modelos para casamento, o que distingue o momento do relacionamento é a mão em que se utiliza a joia: dedo anelar direito (para noivado) e anelar esquerdo (para casamento).
O investimento necessário para alianças em Ouro é maior do que para Prata, o que exige do casal maior planejamento financeiro.
Além da diferença de custo, há questões relacionadas à manutenção da joia: o ouro é um metal que apresenta menor propensão à oxidação (escurecimento), se comparado à prata. Assim, alianças em prata geralmente exigem maior cuidado no contato com produtos químicos e costumam exigir também maior frequência de manutenção (polimento) e limpeza.
A variedade dos modelos em ouro também é enorme! Há modelos clássicos, quadrados, tradicionais, facetados, côncavos, anatômicos, com frisos, com diamantes. Diferentes formas, larguras e configurações, para você escolher as alianças do seu sonho. Afinal, são para toda a vida!
Apesar de alianças em Ouro serem mais indicadas para noivado e casamento, alguns casais precisam enxugar os gastos. Desejam casar, mas naquele momento não podem investir em modelos em Ouro. Se, mesmo com um “esforcinho extra”, as alianças em Ouro não cabem no seu orçamento, não deixe de celebrar seu relacionamento por isto! Opte por alianças em Prata e, após colocar as contas nos eixos, você pode substituí-las por modelos em Ouro.