Estamos aqui hoje para esclarecer uma dúvida que recebemos diariamente em nossas redes sociais: Joias em Prata escurecem?
A resposta é SIM! Tanto a prata quanto o ouro são metais nobres sujeitos à oxidação, que é a formação de camadas escuras ou manchas na superfície da peça. Em relação ao Ouro, a Prata tem maior facilidade à oxidação.
A oxidação nada mais é que a reação entre as moléculas do metal e o oxigênio, sendo acelerada muitas vezes na presença de determinados produtos químicos (materiais de limpeza, hidratante, cosméticos, perfumes e até alguns antibióticos). Algumas pessoas possuem também um suor extremamente ácido, favorecendo o processo de oxidação. Esse é um processo natural e é apenas superficial; não afeta o interior do produto, nem a sua qualidade.
Não se preocupe! O processo de oxidação é facilmente reversível. Basta dar um polimento e sua joia recupera novamente o brilho. A maioria dos casos de oxidação pode também ser revertido em casa (esfregando a joia em uma flanela com pasta de dente, por exemplo).
Um lembrete importante: quanto melhor o teor da Prata, maior a sua resistência à oxidação.
Dicas simples para manter suas joias:
– De tempos em tempos, realize a limpeza da sua aliança, fervendo-a com água e detergente.
– Se perceber que sua joia começou a oxidar, esfregue-a em uma flanelinha com pasta de dente ou com bicarbonato de sódio diluído em água. Isso removerá facilmente a oxidação.
– Não use escovas com cerdas duras, nem esponjas de aço na sua aliança. Elas tendem a riscar a peça e remover o brilho.
– Periodicamente, traga sua joia em nossa loja, para revitalização. Oferecemos esse serviço como cortesia para todos os produtos adquiridos conosco.