Como limpar suas joias?


Um dos métodos mais utilizados para limpeza de joias é a fervura. Através dos passos abaixo, você aprenderá a limpar suas joias sem danificá-las.

1. Saiba quando isso é apropriado. O ouro em si pode ser fervido sem problemas. No entanto, ferver pedras delicadas (como opalas, pérolas, coral e pedras semipreciosas) pode fazer com que elas quebrem ou sejam danificadas. No entanto, se estiver buscando limpar joias muito sujas, feitas totalmente em ouro ou com pedras “fortes” (como diamantes), ferver é uma boa opção.

900px-clean-gold-jewelry-step-18-version-2


2. Ferva a água, o suficiente para submergir todas as joias. Enquantoespera, arrume as peças em uma vasilha resistente ou em outro recipiente que não será danificado pela água fervente. Tigelas ou pratos de metal são boas escolhas.

900px-clean-gold-jewelry-step-19

 


3. Despeje a água sobre suas joias até submergi-las completamente e adicione detergente.

900px-clean-gold-jewelry-step-21


4. Quando puder colocar as mãos na tigela, esfregue cada peça com uma escova macia (um boa opção é uma escova de dentes usada) e depois enxague. A água quente com detergente vai percorrendo todas as brechas e fendas da joia, removendo a sujeira e deixando a peça limpa e brilhosa novamente.

900px-clean-gold-jewelry-step-3

5. Remova possíveis manchas. Para garantir ainda mais brilho à peça e para retirar algumas manchas indesejadas, provenientes de oxidação, esfregue a peça em uma flanela com pasta de dente. O atrito dos componentes da pasta com o ouro removem as manchas e recuperam a homogeneidade da joia.

Apresentamos um método caseiro simples, para manutenção das suas joias. É importante ressaltar que o processo acima não retira arranhões provenientes do uso, nem remove manchas resultantes de oxidações mais severas. Para isto, procure um profissional especializado.

Fonte: pt.wikihow.com (adaptado)