Alianças de Ouro escurecem?

12


O Ouro 18k (750) apresenta maior resistência à oxidação, se comparado a outros metais, como o cobre e a prata. No entanto, em maior ou menor velocidade, o ouro pode oxidar, apresentando um aspecto escurecido ou algumas machas na superfície da joia.

A oxidação nada mais é que a reação entre as moléculas do metal e o oxigênio, sendo acelerada muitas vezes na presença de determinados produtos químicos (materiais de limpeza, hidratante, cosméticos, perfumes e até alguns antibióticos). Algumas pessoas possuem também um suor extremamente ácido, favorecendo o processo de oxidação.

A maioria das joias é entregue ao cliente em caixas de veludo. Essas caixinhas têm bastante produto químico para conservação e podem provocar a oxidação do ouro. Então, segue a dica: não guarde suas joias em caixas ou saquinhos de veludo! A melhor maneira de preservá-las é armazená-las em saquinhos plásticos vedados.

A boa notícia é que o processo de oxidação é facilmente reversível. Basta dar um polimento e sua joia recupera novamente o brilho. Casos leves de oxidação podem também ser revertidos em casa (esfregando na joia uma flanela com pasta de dente, por exemplo).